Atacando a Defesa em 3rd Down

Continuando a analisar chamadas ofensivas, vamos para esta 3rd & 7 no último quarto do jogo entre Guelfi Firenze e Ancona Dolphis, jogo válido pelo Campeonato Italiano de 2018. Perdendo por 10 pontos, nosso ataque focou primariamente no jogo aéreo (por razões óbvias). Isso abriu espaço para chamadas criativas em certas situações. Neste caso, utilizamos um run-pass option para ganhar a primeira descida utilizando a leitura certa do QB.

Nas terceiras longas anteriores nossas chamadas foram de dropback pass. Esperando isso, os Dolphins nos mostraram um box 4-1, com dois safeties, a 12-15 jardas da bola. Nossa chamada foi um QB Dart combinado com um quick screen para o RB. Esse desenho nos ajudou a vencer o box leve e a mentalidade de pass rush que a DL tinha neste momento. A leitura do QB é bem simples: ele deve ver o posicionamento do Sam (LB do lado contrário da corrida) para decidir se ele está mais próximo de defender a sua corrida ou o RB indo em direção à sideline.

Neste momento podemos ver que o Sam está longe do box, ou seja, em posição de defender o passe no RB. Isso nos deixa com um 5×5 no box, o que é vantajoso para o ataque. Para a OL, a orientação é não permitir que o seu defensor passe na frente do seu rosto em direção à bola. Novamente, essa chamada funciona em uma terceira descida porque a DL está pensando em colocar pressão no QB e quer chegar no “fim do pocket” (depth of the pocket, traduzido de forma bem pobre). Nossa OL – especialmente no lado direito – apenas “ajuda” os defensive linemen a ficarem atrás da bola (ponto que nunca é bom para um defensor). Center e LG fazem down blocks, com o LT fazendo um skip pull em direção ao único LB do box para liderar a corrida e garantir um bom avanço.

Boa leitura do QB, boa execução de bloqueios e boa corrida: first down garantido. Veja o vídeo da jogada:

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora